Play
Prev
Next
Home » O Projeto » Objetivos

Objetivos


 

O projeto social da escola de dança Petite Danse tem como proposta aliar ao estudo da dança a preocupação com aspectos educativos globais do aluno: disciplina, estímulo ao trabalho em equipe, solidariedade, formação de valores e atitudes éticos – sociais, estímulo ao conhecimento e integração de diferentes linguagens artísticas (dança, teatro, música etc), além de proporcionar a formação profissional no curso técnico para bailarinos, autorizado pelo Conselho Estadual de Educação do Rio de Janeiro, por ato nº. 788 / 2002.

Sondar aptidões e descobrir jovens talentos que serão treinados e orientados para a formação profissional mais adequada às suas aptidões.

Projeto Social Dançar a Vida - Escola de Dança Petite DanseMarini Viana, Mayara Magri, Diego Lima, Mayanie Magri

 

Filosofia

Nossa proposta educacional é aplicada ao estudo da dança valorizando o aluno nos aspectos físico, artístico e moral. Desse princípio fundamental decorrem as características próprias de nossa filosofia de trabalho: amor ao estudo e a prática da dança através da formação correta e consciente do movimento corporal respeitando os limites físicos de cada um.

Nossa filosofia baseia-se em uma visão integral do ser humano, construindo um programa pedagógico aplicado em seis pilares:

  • A dança como direito de todos
  • Amor ao trabalho
  • Simplicidade
  • Espírito de equipe
  • Educação global
  • Formação e encaminhamento profissional

 

Metodologia de Ensino

  • As crianças que representam o futuro da dança, devem ser orientadas de modo correto e no momento exato para que sejam estimuladas ao aprendizado. Para isso contamos com programas de ensino específicos e uma [equipe de professores] renomados. Os professores praticam treinamento contínuo para que possam estar em constante crescimento e dar o melhor de si em cada etapa de seu trabalho.
  • Para as turmas de nível Infantil utilizamos metodologia lúdica e criativa, tentando manter a motivação e interesse das crianças pela prática da dança, evitando pular etapas
  • Para as turmas de nível Básico, médio e técnico utilizamos como referência o método Vaganova da escola russa, sendo adapatado pela equipe pedagógica da escola.
  • Na programação anual, são realizadas  diversas reuniões pedagógicas com o objetivo de atualizar os conteúdos técnicos aplicados em aula. A equipe de professores organiza apresentações como: aulas públicas ( apresentações em sala de aula, para que os pais acompanhem de perto o desenvolvimento de seus filhos na dança. Promovem apresentações em palco e espaços alternativos, como por exemplo os [encontros de alunos e festival criativo] no meio do ano e [espetáculos] de final de ano, que ajudam no desenvolvimento técnico e artístico dos alunos.

Beneficios da Pratica da Dança

Além de contribuir para um físico saudável, a dança ajuda a:

·  Aumenta o tônus muscular

·  Desenvolve o ritmo e a musicalidade

·  Corrige a postura

·  Aprimora a consciência corporal

·  Contribui para combater o estresse

·  Alongamento e flexibilidade

·  Melhora a concentração e memorização

·  Propicia bom equilíbrio corporal

·  Aumenta a auto- estima

·  Estimula a criatividade

 

A Prática da dança é apropriada a todas as pessoas em qualquer idade. Todo adulto pode e deve praticar uma aula de dança

 

Acompanhamento Médico

A Escola oferece exame médico gratuito realizado por uma médica pediatra e tem como objetivo, fazer o acompanhamento do desenvolvimento pondo – estatural do aluno, avaliando de forma global a saúde da criança e do adolescente, diagnosticando, tratando e acompanhando eventuais intercorrências .

O Consultório médico da Petite é de responsabilidade da Doutora Rosane Darzi, pediatr especializada. Os alunos podem marcar as consultas durante todo o ano e os exames são sempre gratuitos.

Dança é Cultura

"A cultura é base para a construção da identidade de um povo, seja de forma religiosa, lúdica ou performática, expressada através de manifestações culturais em diversas áreas como música, esportes e dança. Baseado nesses princípios, entendemos que a dança pode contribuir significativamente para a construção de uma sociedade mais justa, facilitando a inserção de valores morais e éticos, pilares para formação de qualquer indivíduo."